Telômeros: Seu relógio biológico para uma “Pele sem Idade”

Os esforços para entender e reverter o processo de envelhecimento são cada vez maiores. E as inovações anti-idade, para a pele, com substâncias modernas e tecnológicas surgem a todo momento no mercado da cosmetologia.

Neste post vamos falar sobre mais uma evolução na cosmetologia, um complexo que atua nos Telômeros direto no nosso DNA, vamos te deixar por dentro de como esse complexo funciona e como aproveitá-lo ao máximo para ter uma pele sem idade.

Telômeros

Telômeros são as extremidades dos cromossomos, as estruturas das nossas células onde fica empacotado o DNA.

Com os anos, os pezinhos dos cromossomos ficam mais curtos, fenômeno ligado ao envelhecimento. As descobertas nesse campo — bem como a identificação da enzima que protege os telômeros, a telomerase — renderam à bióloga americana Elizabeth Blackburn, o prêmio Nobel de Medicina de 2009.

Os telômeros, estas estruturas que ficam nas extremidades dos cromossomos do DNA, são fatores chaves para o envelhecimento de todo o organismo, inclusive da pele. “Os telômeros têm como principal função proteger o material genético transportado pelos cromossomos. No entanto, essas estruturas, que funcionam como um relógio da vida celular, vão se tornando mais curtas com o tempo e não são mais capazes de proteger as células, que param de se reproduzir, acelerando assim o processo de envelhecimento da pele, com consequente surgimento de rugas, manchas e flacidez”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.

Envelhecimento Celular

O processo de envelhecimento celular se dá em função deste encurtamento dos telômeros eles funcionam em nosso corpo como capas de proteção das células. Cada vez que uma célula se divide, há um encurtamento em seus telômeros.

Quanto mais telômeros curtos mais envelhecimento. São semelhantes ao plástico presente nas extremidades de um cadarço de tênis e desempenham importante papel de proteção do conteúdo genético. A ativação da enzima telomerase é a resposta para evitar este encurtamento.

O geneticista norte-americano Francis S. Collins (conhecido por coordenar o Projeto Genoma Humano) e cols, descobriram que telômeros curtos ativam a produção de progerina em indivíduos saudáveis. Quanto mais curtos os telômeros, mais progerina é produzida. A expressão da progerina é agora utilizada como biomarcador de envelhecimento celular.

Telomerase Complex

Mas, para rejuvenescer e prolongar a juventude da Pele existe um complexo telomérico chamado de Telomerase Complex composto de biopeptídeos miméticos que está em um dermocosmético inédito que atuam na redução desta progerina envelhecedora ativando a telomerase e atrasando o encurtamento dos telômeros, prolongando dessa forma a duração da vida celular da pele.

“O Telomerase Complex é um blend de biopeptídeos miméticos com efeito Telo-Protetor, atuando assim na redução nos níveis de progerina, proteína que desencadeia um processo de envelhecimento celular, e no estímulo da produção e reativação das sirtuínas, popularmente conhecidas como proteína da longevidade. Dessa forma, o ativo é capaz de prolongar o ciclo de vida celular, além de aumentar a síntese de colágeno e inibir a ação das metaloproteinases, enzimas responsáveis pela degradação das fibras colágenas e elásticas”, diz a cosmiatra.

Conheça o sérum anti-idade com Telomerase Complex da Be Belle

Be Ageless – Sérum que desempenha um tratamento anti-idade completo reduzindo rugas e a flacidez da pele, inclusive as mais resistentes e difíceis de atenuar. É um tratamento progressivo diário que rejuvenesce e reverte os danos do teloméricos no DNA celular para manter (conquistar) uma “Pele sem Idade”.

O Be Ageless atua no DNA através do Telomerase Complex, que restaura os telômeros que encurtam com o passar do tempo. Ou seja, atua na nossa estrutrura genética reativando nosso programa de rejuvenescimento. É, literalmente, voltar as horas do nosso relógio biológico e tratar a pele com um dermocosmético que regula o envelhecimento.

Agora que você sabe sobre o grande poder do Telomerase Complex, é só começar a usar o Be Ageless da Be Belle em sua rotina de beleza. 

Siga no nosso Instagram para ficar por dentro de mais dicas de skincare.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *